A APA do Itapiracó conta com uma área total de 322 hectares, ocupando a capital maranhense e o municio vizinho, São José de Ribamar. Criada com os objetivos de proteger as nascentes, preservar a biodiversidade remanescente do domínio amazônico o uso sustentável dos recursos naturais, validados através da educação ambiental e turismo ecológico, faz parte da Amazônia Legal.
Foi decretada como Parque Estadual do Itapiracó, através do decreto estadual nº 13.150 de 1993 depois invalidada pelo decreto nº 15.618 de 1997, por Roseana Sarney, governadora do estado do Maranhão na época, essa revogação do decreto que a definia como parque aconteceu por não atender as especificações da Lei nº 4.771/65 e no Decreto Federal nº 84.017/79 o que basicamente estava relacionado ao tipo de cobertura vegetal da área e sua pequena extensão (SILVA; FRAGA, 2018)
A área possui pistas de cooper que possibilitam transectos e buscas ativas, principalmente para iniciantes do birdwatching na região. Recomenda-se que sempre que nas trilhas ande em grupos de três pessoas no mínimo, pois a polícia ambiental apesar de fazer constantes rondam não passam pelas trilhas. Leve água, pois não possui bebedouros públicos ou coisas do tipo.